Quem ensina sabe a importância de se aprender um pouco, seja no convívio diário com nossos pequenos, ou através de bons livros, cursos e por último, mas não menos importante pela troca de informações com outros educadores. Tenho a certeza que os alunos devem ser membros ativos do processo de ensino-aprendizagem e não meros receptadores de informações memorizadas e repetidas ano após ano pelos professores.Fique a vontade para abrir a Porta Mágika do amor pela educação e sejam bem vindos!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projeto Aquarela

Este é o video q montei a partir do trabalho que desenvolvi junto com meus alunos do Pré-II a partir do tema Aquarela. Nossa escola desenvolve um Projeto entitulado "Colorindo o conhecimento" e o tema Aquarela foi um "braço" desse projetão!

Abaixo segue o corpo do Projeto, quaisquer dúvidas é só avisar!

AQUARELA (TOQUINHO)

Justificativa:

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos e cognitivos, assim como a programação de integração e comunicação social, confere caráter significativo à linguagem musical. Esta é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, principalmente na educação infantil.

Perfil do grupo:

Crianças de 5 e 6 anos em pleno desenvolvimento do brincar, dançare cantar, levando-se em conta as necessidades do contato corporal e osvínculos afetivos.

Objetivos:

CONCEITUAIS

- Discriminar eventos sonoros diversos;- Explorar e identificar elementos da música para se expressar;- Reconhecer a música, como linguagem cujo conhecimento se constrói;- Improvisar, compor e interpretar músicas;- Integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão;- Identificar ritmos na natureza, no meio ambiente, no próprio corpo.

PROCEDIMENTAIS

- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;- Desenvolver a memória;- Entender e respeitar como as crianças se expressam musicalmente em cadafase, para a partir daí, fornecer meios necessários( vivências, informações,materiais) ao desenvolvimento de sua capacidade expressiva;- Desenvolver recursos técnicos para confecção de instrumentos;- Participar de jogos e brincadeiras com dança e improvisação musical;- Escutar diferentes obras, de diversos gêneros e estilos, marcha, valsa,rock, hinos, rep, etc.;

ATITUDINAIS

- Interagir com os outros;- Ampliar conhecimento de mundo;- Conhecer instrumentos musicais;- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;- Fazer música e apreciar música;- Desenvolver capacidades expressivas;- Aprender a ouvir música com satisfação e a gostar dela.Janelas:- Linguagem oral e escrita;- Matemática;- Natureza e sociedade;- Artes;- Música;- Movimento.

Desenvolvimento:

- Iniciei o trabalho com um disparador: Dentro de uma caixa surpresa coloquei uma aquarela (objeto usado por pintores), os alunos foram estimulados a manusear o objeto e em cima disso foram feitos questionamentos: O que vocês acham que é isso? Para quer serve? ...Depois de explicar aos alunos do que se tratava, coloquei a música "Aquarela" para tocar e juntos, fomos descobrindo a música. A letra foi colocada em um cartaz e explorada. Exploramos algumas palavras, suas letras iniciais, letras finais, total de letras...(o prof.º pode preferir usar palavras que se iniciem pelas letras trabalhadas no momento, por exemplo).

- Levei a foto do Toquinho para os alunos e uma pequena biografia sobre o mesmo. Conversamos sobre ele.

- Iniciamos a construção do livro da música Aquarela de Toquinho.

1 -“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo.” Pintar um sol gigante. 2- “E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.” Fazer cinco retas e completar o desenho formando um castelo.
3- “Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva.” Contornar a mão e completar. 4- “E se faço chover com dois riscos tem um guarda-chuva.” Fazer um guarda chuva com palitos de dente. 5- “Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel num instante imagino uma linda gaivota voar no céu.” Pingar varias gotas de tinta e fazer o desenho da gaivota. 6- “Vai voando contornando a imensa curva Norte Sul. Vou com ela viajando Havai, Pequim ou Istambul.” Fazer um curva com lixa e desenhar a gaivota. Mostrar Havaí, Pequim e Istambul no mapa. Usar um mapa mundi e mostrar a localidade dos 3 lugares citados acima, fazendo um paralelo entre eles, onde ficam, a distância de um para o outro...Usar 3 cores de lã diferentes, uma para cada lugar e ligá-los até o Brasil, para que os alunos vejam a distância de cada um até o nosso país. 7 “ Pinto um barco a vela branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul.” Desenhar um barco a vela a partir de retalho de pano.
8- “Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grena. Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar. Basta imaginar que ele está partindo, sereno e lindo e se a gente quiser, ele vai pousar.” Fazer um avião de papel e colorir o fundo da folha. Colar papel brilhante ou algodão 9- “Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida com alguns bonsamigos bebendo de bem com a vida.” Recortar um molde de navio em uma revista com a folha bem colorida. Colocar na folha do livro e passa de dentro para fora o bombril. Tirar o molde e completar com canetinha. 10- “De uma América a outra eu consigo passar num segundo. Giro um simples compasso e num circulo eu faço o mundo.” Mostrar um compasso (falar sobre o objeto e para que serve), fazer o círculo e colar papel colorido (mosaico)
11-“ Um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está.” Fazer um menino de papel para as crianças colarem, completarem com desenhos. 12- “E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo nempiedade nem tem hora de chegar.” Fazer o molde de um foguete e com bucha e tinta passar pela folha. Completar com canetinha. 13- “Sem pedir licença muda a nossa vida, depois convida a rir ou chorar.” Colar dois círculos grandes e pedir que as crianças façam as fisionomias de riso e choro. 14- “Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim descolorirá.” Fazer o desenho de muitas pessoas.

- Fazer um mural coletivo com os alunos ilustrando a música, pode-se usar guaché, sucata...A escola em que trabalho é toda azulejada da parede para baixo, então os alunos confeccionaram esse mural no azulejo usando cores diversas de tinta guaché.

Culminância

- Entrega do Livro da Aquarela ( na escola em que leciono não temos o hábito de fazer culminância dos projetos, geralmente fazemos uma festa de abertura do mesmo, mas isso fica a critério de cada um )

-------------------------------------------------------------------------------------------------

BOM QUERIDOS,

ACABO DE COMEÇAR NESSA "ONDA" DE BLOGS, E É A PRIMEIRA VEZ QUE POSTO UM PROJETO, UMA ATIVIDADE QUE DESENVOLVI COM MEUS ALUNOS...PEÇO QUE ME DESCULPEM POR QUALQUER FALHA, ESTOU EM FASE DE ETEERRRNNOOO APRENDIZADO E CONTO COM A AJUDA E COMPREENSÃO DE TODOS...ESPERO PODER SER MAIS UMA "FACILITADORA" DO NOSSO TRABALHO.

BJOS CARINHOSOS.

2 comentários:

  1. Parabéns, Paula.... Por mais essa iniciativa... Como tudo que vc põe a mão dá certo, isso também dará... Vc é uma professora de educação infantil como poucas que conheço... Adoro vc sempre.... Bjos Paulinha...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas lindas palavras amiga! Quando a gente ama o q faz, tudo fica mais fácil e prazeroso. VOLTE SEMPRE.
    Bjinhsos

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas idéias, sugestões, opiniões, reclamações...Mas não esqueça...Gentileza, gera gentileza